domingo, 18 de janeiro de 2009

Yes We Can

Eu tive a sorte de acompanhar ao vivo quatro grandes momentos da eleição histórica de Barack Obama. Digo sorte pois, com meus dois lindos meninos, fica muito difícil acompanhar qualquer acontecimento periodicamente.

Primeiro, o discurso Yes we can. Foi feito durante as prévias dos democratas, em Nashua, New Hampshire, dia 8 de janeiro de 2008, http://www.youtube.com/watch?v=Fe751kMBwms quando a disputa ainda era com Hillary Clinton. Fiquei tão impressionado com o discurso de Obama que falei com a Bebel, assim que deitei, que tinha acabado de ver um momento histórico e que seria difícil bater esse rapaz. E, realmente, repercutiu no mundo todo. Dias depois, já estava no You Tube uma música com trechos do discurso com 38 artistas liderados por will.i.am, do Black Eyed Peas, um vídeo muito bem feito - http://www.youtube.com/watch?v=jjXyqcx-mYY

O segundo momento, foi o discurso de Obama em Berlin, na Alemanha, em 24 de Junho de 2008, quando fez um "tour" internacional de campanha. Mais pela presença e envolvimento dos alemães que pelas palavras do futuro presidente. Impressionante. Até ele me pareceu assustado! Acho que nem esperava tanto. http://www.youtube.com/watch?v=Q-9ry38AhbU

O terceiro fato foi o discurso do adversário, John McCain, ao assumir a derrota. Foi de uma lucidez e patriotismo contagiantes. Para mim, o ponto alto da campanha do republicano. Parece incoerente. E é. Mas, além de assumir a derrota, destacar o quanto a eleição de um negro representava no fortalecimento da democracia do país, ele disse "ele não é mais meu adversário. É meu presidente." http://br.youtube.com/watch?v=kjQYKoc4N7c

E, finalmente, o quarto e comovente momento. O choro do reverendo Jesse Jackson. Que imagem linda. O que aquele olhar queria revelar era muito. Um filme passava na cabeça desse líder negro que já havia participado, sem chance alguma, de prévias do partido Democrata para concorrer à presidência em 1984 e 1988. http://br.youtube.com/watch?v=p7Tt6R-t8AY

Não foi somente a vitória de um negro. Foi a vitória de uma luta contra um racismo explícito que, até bem pouco tempo, era lei em vários estados americanos. Foi a vitória da democracia, da superação, da igualdade de oportunidade e do retorno à esperança para os Estados Unidos e para o mundo todo.

Bem-vindo, Barack Obama! E mais que boa sorte. O trabalho de verdade vai começar. Consciente do momento histórico que vive e da dimensão dos desafios que vai enfrentar, tenho convicção de que ele vai corresponder às nossas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário