sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Desafios de uma empresa - Parte 1 - A Coragem

Fui ao Rio nessa quinta-feira a trabalho. Fui com a mais recente contratada da Iso4, a Executiva de Contas Aline Costa. E ela fez uma colocação interessante quando comentou como que só da Iso4 saiam pessoas para abrir outras agências. Pensei rapidamente e encontrei a resposta.

Eu dou às pessoas que trabalham comigo algo que ninguém, ou quase ninguém dá - CORAGEM. Coragem de acertar, não medo de errar. Coragem e autonomia. Poder de decidir. O medo é cultural. Somos, desde criança, regidos pelo temor. "O moço vai zangar". "A polícia está chegando". "Ali tem assombração". Depois, o peso do pecado. O temor ao Deus que pune. A culpa de termos crucificado Cristo. Professores que, como muitos pais confundem autoridade com submissão. Finalmente, o "chefe", o patrão. Aquele que vai te punir, prejudicar, fazer trabalhar mais que essa ultrapassadíssima Lei Trabalhista exige. E por aí vai.

Minha vocação empreendedora, herdada de meu pai e, principalmente, do meu Vovô Gattás, sempre me conduziu para ter meu próprio negócio. Mais que isso, abrir a empresa aos 23 anos foi um desafio pessoal e uma forma de encontro com um dos meus ideais de juventude - mudar o mundo. Descobri rápido que mudar o mundo, o mundo todo, era missão muito difícil. Foi então que percebi que podemos sim mudar um mundo. O mundo que está ao nosso alcance. Ou seja - nossa família, nossos amigos, nossa rede de contatos e, principalmente, as pessoas que trabalham com a gente. Pois, mais que o ato de trabalhar, podemos passar os ideais e valores para todos através do conceito que criamos para nossas empresas e, neste caso, criei para a Iso4. O respeito a todos, a busca pela solução ideal, pelo relacionamento ideal, a alegria em realizar, em trabalhar, a boa relação humana, a humildade para aprender sempre, saber reconhecer os erros, saber reconhecer os acertos, conhecer nossas limitações, nos cercar de talentos, de pessoas que nos complementem não só profissionalmente como pessoalmente.

Para onde isso tudo converge? Exatamente para a CORAGEM que eu quero que todos tenham para trabalhar na Iso4. Afinal, nossa Missão é ENCANTAR pessoas com criatividade, carinho, planejamento, inovação e resultados positivos em cada trabalho. Se manter a palavra para mim é tudo, imagine quando está escrita e colocada em todas as salas da empresa e divulgada em site e apresentações da Iso4. Então, como ENCANTAR - que é mais que atender, mais que resolver, mais que criar - trabalhando com medo?!

Todo mundo tem que buscar ser feliz. Tudo que aconteceu não envelheceu meus sonhos, não reduziu nem um milímetro minha ambição sadia. Me estimulou ainda mais e me mostrou o quanto a busca para ser um profissional e um líder melhor é infinita.

Comecei sem nenhuma experiência empresarial, sem nenhum padrinho, sem nenhum capital inicial próprio. Fui vencendo, fui errando, fui ganhando, fui acertando e continuo vencendo, errando, acertando mas, ainda bem, sempre evoluindo.

Nos próximos posts vou falar mais sobre minha vida profissional.

Parte 2 -Persistente ou cabeçudo?

Parte 3 - O mercado de comunicação de Juiz de Fora

e, claro,

Parte 4 - A criação ideal - arte e propaganda

Ps.: Obrigado, Tio Maurício, pela orientação inicial, pelo capital inicial, pelo exemplo de generosidade, simplicidade e competência e pela frase simples e genial que o senhor sempre disse para mim e que me guia até hoje - NÃO TENHA MEDO

4 comentários:

  1. Caro Sergio, Parabéns ! Você é um vencendor, antes mesmo de lhe conhecer já admirava o seu trabalho a frente da ISO4. Bernard Shaw dizia que "As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
    Desejo à você cada vez mais sucesso.
    Abraços,
    William Xavier

    ResponderExcluir
  2. Caro Sergio, Parabéns ! Você é um vencendor, antes mesmo de lhe conhecer já admirava o seu trabalho a frente da ISO4. Bernard Shaw dizia que "As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
    Desejo à você cada vez mais sucesso.
    Abraços,
    William Xavier

    ResponderExcluir
  3. amado ou adorado, é certo que Sergio Bara é ícone na cidade. Ao mesmo tempo que diversos são capazes de apontar, rir, zombar ou mesmo levar um prêmio do clube de criação em todas as categorias, sou capaz de perder as contas ao enumerar pessoas que são cópias identicas ou pioradas (mini serginhos baras), sejam elas próximas ou não desta pessoa.

    É o tal do sento no meu rabo e falo dos outros.

    o triste não é tudo isso, triste mesmo é o mercadinho de juiz de fora.

    ResponderExcluir
  4. No nosso mercado de Juiz de Fora, que com rarissimas exceções e o Sergio de certa forma é uma delas, querem tentar entregar um trabalho de qualidade, um trabalho "full service". Às vezes acertam às vezes erram. Impressionante são as pessoas ou que puxam o saco ou que falam mal. E o mais interessante ainda que no blog tem esses dois tipos de pessoa. O camarada acompanha seu blog, mas nas rodinhas e encontro publicitários desce a "lenha"... com o perdão da palavra. Eita Mercadinho.

    ResponderExcluir