segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um dos maiores fotógrafos do mundo

Não tenho dúvida em afirmar que Jorge Couri é um dos maiores fotógrafos de fotojornalismo do mundo. Cada imagem dele era uma informação completa e de um equilíbrio estético impressionante. Uma poesia visual sem nunca perder a importância jornalística.

Jorge Couri foi um dos responsáveis por eu gostar de imagens, estética, diagramação, jornal. Jorge foi fotógrafo do Diário Mercantil. Eu sabia que uma foto era dele antes de olhar o crédito! Ele tem um estilo marcante e único. Sempre entendeu como poucos como dizer num clique o que um assunto abordava.

Foi com uma foto dele que eu descobri, quando tinha uns 9 anos, como era impressa uma imagem. Curioso que sempre fui, não entendia como o jornal que era impresso em uma cor, tinha fotos. Olhei de perto a imagem e vi que existiam concentrações maiores de preto onde era mais escuro e menores onde era mais claro. Esses pontinhos, soube um tempo depois, se chamavam retículas.

Sem saber dessa admiração profunda pelo trabalho do Jorge Couri, tive a honra de ser convidado pela equipe do Diálogos Abertos, uma iniciativa primorosa da Universidade Federal de Juiz de Fora, através da Pró-Reitoria de Cultura, liderada por José Alberto Pinho Neves, para entrevistar meu ídolo! Para mim, Jorge Couri é para a foto o que o Milton é para a música e o que outro Jorge, o Arbach é para o desenho.

Temos que resgatar as fotos de Jorge Couri e fazer um livro urgente. Me comprometo aqui a realizar esse projeto. Tenho certeza de que encontrarei muito apoio nessa empreitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário