quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalismo Sem Diploma

Eis que o Supremo Tribunal Federal enterra o diploma para o exercício do jornalismo. Desde a faculdade, nunca fui a favor da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão. Se a pessoa tem talento para escrever, destreza para apurar, rede de contatos, estilo, por que não escrever em um jornal, estar numa rádio ou TV?

Ainda por cima, uma pessoa que domina um assunto, como, por exemplo, economia, medicina ou astronomia, vai acrescentar muita informação importante para o leitor, ouvinte ou telespectador. Ética, compromisso com a verdade, responsabilidade com a informação não estão ligados a nenhum diploma mas sim a princípios e valores de vida.

A formação em Jornalismo é rica e fundamental. Exigir ou não diploma para a contratação de um profissional, vai depender, e muito, do grau de exigência e qualidade de uma veículo ou empresa de comunicação. Vai caber ao consumidor de informações uma percepção mais apurada da credibilidade de cada veículo.

Mas, definitivamente, não pode haver limites para a liberdade de expressão. E a exigência do diploma era, sem dúvida, uma forma de limitar talentos e opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário