quinta-feira, 11 de junho de 2009

Home (Bitter Home)

Acabo de chegar de uma experiência única. Fui com Bebel, Francisco, Serginho e Ignácio (na barriguinha!) ver o filme Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, dirigido pelo genial fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, autor do livro A Terra Vista do Céu. A experiência foi única, primeiro pelo belíssimo filme. A sala é digital, o som, primoroso e as imagens, realmente maravilhosas. Yann é um gênio - consegue momentos impressionantes.

Bom, em segundo lugar, me senti em casa. Só havia nós 5 na sala 3 do Alameda. Que desperdício! Por que acontece isso? O que não atrai o público aqui em Juiz de Fora? Ainda não pesquisei como foi a repercussão desse filme no Brasil e no Mundo. Mas só nós?! Um filme que nos desafia a fazer da Terra um lugar melhor, sob pena de Francisco, Serginho e Ignácio - e mais todos nós, todos os filhos do mundo todo - realmente sofrerem para recuperar o desgaste que está sendo promovido por aqui.

E, em terceiro lugar, me despertou de verdade essa vontade de mudar. Mais que o filme do Al Gore - Uma verdade inconveniente.

Mas uma pulga sempre fica atrás da orelha quando vejo filmes, livros e programas de TV com esse tema. O que move o próprio filme, o que faz essa obra chegar até nós, é o sistema que ele próprio condena. A empresa, em que ele agradece todos os 88 mil funcionários do grupo PPR (que engloba marcas mundiais como Puma, Fnac, Gucci, Yves Saint Laurent entre outras muito conhecidas) é sustentada pelo consumismo de Dubai, Nova York, Brasil, França etc. Ou seja, nós, população mínima e abastada que faz essa roda girar e que está prestes a emperrar. Não vi se esses 88 mil funcionários - ou parte deles - fazem o consumo responsável. Mas o filme tem toda razão. Nós precisamos fazer. Vou avançar no tema e, havendo novidades, coloco por aqui.

Para saber mais sobre esse filme que teve lançamento mundial em 5 de Junho, dia do Meio Ambiente, acesse http://www.home-2009.com/


Um comentário:

  1. Sergio,
    Fiquei curiosa para assistir este filme. Vou procurar...A propósito, concordo com você;é muito fácil falar e agitar bandeiras, difícil é se posicionar no cotidiano. Conheço poucas pessoas que pensam no meio ambiente antes de comprar.. se o dinheiro der, que se dane o planeta.É mais ou menos como pensam e se comportam em relação às coisas públicas, referindo-se ou tratando os bens públicos como se pertencessem a um ente distante, e não a nós , cidadãos. Quantas pessoas ainda roubam flores dos jardins públicos? Quantas ainda jogam lixo na rua?
    Mas eu sou uma inveterada sonhadora...faço minha parte, da melhor maneira possível e torço para que o ser humano entre logo na era de aquarios!!!!! rsrsrs
    Beijos
    Selma Ferreira

    ResponderExcluir