segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Invasão Amarela

No sábado passado, dia 13 de Dezembro, me aventurei nas ruas de Juiz de Fora. Aventura por estarmos às vésperas do Natal e não é meu forte sair com rua cheia. Foi interessante perceber de verdade a famosa máxima que nossa cidade é um shopping a céu aberto. E é mesmo. Não vou entrar aqui no mérito do conforto e etc. de um shopping de verdade como o Independência. Mas este post não é para falar de compras. É para falar de comida.

Estou pegando muito leve no que estou comendo. Decidi retomar as atividades físicas no final de Outubro para perder os (vários) quilos a mais que adquiri ao longo de alguns anos de um absurdo sedentarismo. E pela primeira vez resolvi controlar aquilo que como. Foi um grande acerto. Em um mês perdi 8 quilos. Não é uma questão estética. É uma questão de saúde. Uma das regras dessa alimentação saudável e controlada é comer de três em três horas. Eis que, ao meio dia, ainda tendo que comprar algumas lembranças, me vejo com fome. E aí reparei algo que nunca me atentei antes. O império das frituras - ou a invasão amarela. Nada oriental - a não ser pelos pastéis chinês.

Nas "vitrines" das lanchonetes é só fritura e caloria! O que antes para mim passava despercebido ganhou um contorno de quase drama (com um certo exagero... mas na fome...). Como cortei frituras, pelo menos até Fevereiro, não encontrava algo realmente adequado à minha reeducação alimentar. Eram cigarretes (adoro), coxinhas, pastéis, enroladinhos (assados mas calóricos), empadas (idem), pastel gaúcho, risoles... Meu Deus... a fome aumentando (ela bate forte quando adotamos esse regime de três em três horas). A solução não teve como ser sólida. Foi líquida. Um delicioso suco de morango com laranja numa casa de sucos e caldo de cana ali na Getúlio, perto da esquina com a Marechal, onde já tomei muita coalhada com o Mário Cesar meu irmão .

E todas as lanchonetes estavam cheias... Tenho questionado muito os hábitos alimentares. Como nunca antes havia questionado. Mas vamos levar esse assunto adiante em um outro post.

Um comentário:

  1. Já passei extamente pela mesma situação!
    Não tem nada saudável para comer no centro

    Abs, Sérgio

    kadu

    ResponderExcluir