sábado, 7 de março de 2009

Como conheci Leonard Cohen


Minha história para conhecer Leonard Cohen é muito interessante. Quando assisti no cinema Assassinos por Natureza, de Oliver Stone, fiquei de cara com a música inicial. Para mim soou como algo lindo, inusitado, incomum e original - uma das músicas mais impressionantes que ouvi até hoje. Apesar de sempre só sair do cinema após acabarem todos os créditos, fiquei em dúvida de quem era a música. Comprei na hora o CD da trilha. Descobri que era Wating For A Miracle, de Leonard Cohen. Mostrei a música ao meu saudoso sogro, Francisco.

Seu Francisco é um capítulo à parte. Ou melhor, um livro à parte. Que pessoa sensacional! Seu Francisco era fascinado por música, principalmente as dos Anos 50 - rockabilly, Jerry Lee Lewis, Beach Boys e muitas outras bandas e artistas que só quem entende muito conhece. Era difícil ele gostar de algo contemporâneo. E ele gostou - apesar de a história de Cohen começar no final dos Anos 60.

Na hora, achei que tinha ficado por isso mesmo. Mas, antes que eu fosse fundo conhecer este poeta/músico canadense, como sempre faço com tudo que me atrai, Seu Francisco me aparece com um CD ao vivo dele! Eu e Seu Francisco tínhamos um perfil muito parecido de correr atrás do que gostávamos. De colecionar. E de sermos apaixonados pelos músicos e discos de que gostávamos. Cada um com os seus gostos. Mas uma grande afinidade.

E não é que Leonard Cohen era sensacional!? Não só Waiting For a Miracle. Cohen lançou seu primeiro disco em 1967, Songs of Leonard Cohen. De lá para cá, mais 16 discos, sendo três coletâneas e três ao vivo. (Mais detalhes, tem página em português na Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonard_Cohen ). Ele, aos 74 anos, está retomando turnê para compensar um rombo financeiro que a empresária deu nele enquanto ficou recluso em um templo budista. Mas continua judeu convicto.

E, ainda mais interessante, foi quando comentei com o Milton Nascimento sobre Cohen, e ele fez uma expressão diferente. Havia algo mais nessa história. Não é que, para o Bituca, o único poeta capaz de traduzir o sentimento de suas letras para o inglês seria Leonard Cohen. Apesar da minha amizade de longa data com o Milton, só fiquei sabendo disso pouco tempo atrás! Ouçam, conheçam Leonard Cohen! É mais um gênio mundial da música e da poesia.

_________________________
Para saber mais
http://www.leonardcohen.com/

Para ouvir e conhecer
http://www.lastfm.com.br/music/Leonard+Cohen

Nenhum comentário:

Postar um comentário