domingo, 21 de fevereiro de 2010

Simples assim

É um privilégio ter um ídolo como amigo. Logo que conheci o Milton ele me disse algo que nunca esqueci. Que a música dele não parece mas é muito simples e que as pessoas não acreditam que seja.

Muito tempo depois pude comprovar isso quando o Ricardo Rizzo, perguntou para ele como era uma posição da música Amor Amigo que ele nunca havia descoberto. O Bituca explicou e o Rizzinho quase caiu para trás por não acreditar que era "só" aquilo.

Foi com essa simplicidade em mente que criamos o material para a Nascimento Música. Preto e branco. Uma cor só - "vermelhas no sangue" ("Em nome de Deus", Missa dos Quilombos, Milton, Pedro Casaldaliga, Pedro Tierra). Ao mesmo tempo sofisticada na identidade visual, na tipologia e na textura do papel. E com a fumacinha do trem espalhando a excelente música pelo mundo todo!

Nascimento

Mais um trabalho que acabou de ficar pronto e vale registro é a identidade visual da Nascimento Música, empresa do Milton Nascimento. A Iso4 desnvolveu um conceito baseado na simplicidade e, com a imagem clássica dos três morros, o trem e o sol, criamos marca e papelaria. O papel é especial, texturizado e o acabamento teve UV reserva nos cartões e envelope.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Multitek Impecável

Claro que sou suspeito para falar principalmente por eu estar totalmente envolvido no trabalho que acabou de sair da gráfica realizado pela Iso4 Comunicação. O novo book da Multitek Engenharia.

Ficou realmente impecável e à altura da grande empresa que a Multitek é. A imagem é uma pequena amostra desta criação.

You know that I should II

Em tempo. O Serginho só quer ouvir Ozzy. Não aceita outra música tocando no carro.

Onde isso vai parar eu não sei. Mas que é um bom começo é!

You know that I should

Meus filhos continuam me dando muitos motivos para me orgulhar. Veja só. Eles adoram a música Spiral Architect, do Black Sabbath (do disco Sabbath Bloody Sabbath, de 1973). Pedem o tempo todo para colocar no carro e, como se não bastasse, ficam cantarolando o dia inteiro. Os dois - Francisco e Serginho.

E a música realmente é linda. Melodia e letra. E, agora, ficou mais bonita ainda!

Novas cores

Com a assessoria da Nadja Bara, minha irmã, um enorme talento, a sede da Iso4 Comunicação está de cara nova. Mudanças sutis mas muito interessantes nas cores das paredes, portas e vasos de decoração. Como faz diferença para nós! Ficou excelente!

A Nadja tem uma visão espacial impressionante. O que ela mandou nós fizemos. Aliás, profissional é assim. Confia ou não confia! Cada um na sua área. Claro que trocamos ideias. Mas a palavra final, evidentemente, foi dela!

Uma hora a mais

Estou em Muriaé. Imaginem o calor que está aqui. Impressiona. Bom, esse post era para ser publicado exatamente no final do horário de verão, ou seja, 0:00. Mas o Francisco acordou dez minutos antes e só voltou a pegar nos sono agora a pouco . Ou seja, meia-hora de diferença. Mas vale o registro. Ganhamos uma hora!

Lost Again

A temporada derradeira de Lost está no ar e estou conseguindo acompanhar quase que em tempo real baixando os episódios pela incrível rede mundial de fãs da série. Lembrando que o AXN está somente com uma semana de defasagem aqui no Brasil. Mas não dá para esperar. O seriado está fazendo a curva da vitória para entrar na reta de chegada para ser um dos mais bem sucedidos e inovadores dos últimos tempos. Não adianta. Quem não acompanha é difícil entrar no clima pois os episódios foram feitos para quem vê direto e não para um espectador que quer dar uma olhada para ver como é.

Já está vindo e ainda vem muita coisa boa por aí. Qualquer dica para baixar episódios e acompanhar pelos blogs é só pedir que eu indico.

(Mini) Resumão do Carnaval


O carnaval foi excelente. Claro que com uma intensidade típica de três filhos e uma mulher com pique total! E vou junto! Teve o pré-carnaval do Parangolé Valvulado com o retorno da Turma do Menino Maluquinho, que fez o debut no ano passado, e nesse ano com o reforço do querido Ignacio (foto). Francisco e Serginho também curtiram a folia no Espaço Mágico (a outra foto).

Depois, com esse calor absurdo que o aquecimento global trouxe (aliás, pessimistas de plantão não podem reclamar uma vírgula de São Pedro - tivemos Sol direto - até demais!) fomos direto ao Clube. E fomos nas duas matinês do Bom Pastor, no Domingo e na Terça. Terça, mais uma reunião da Turma do Menino Maluquinho. Pela primeira vez em vários anos não batemos ponto na avenida por pura logística familiar. Ano que vem estaremos de volta, quem sabe, novamente, desfilando?

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vale a Pena Ajudar

Assistam o filme, divulguem ao máximo e ajudem com o que puder. O Instituto Bruno merece e precisa.

Instituto Bruno. Veja. Ajude. Doe Oportunidade.

A situação é muito forte. Principalmente para quem tem filhos. Só não é terrível pois existe o Instituto Bruno. O Instituto atende crianças que sofrem de surdocegueira e paralisia cerebral. E, por uma indicação do Luciano Galil, a Iso4 começou nosso trabalho voluntário. e criamos um filme de 30" para sensibilizar a comunidade e estimular as doações principalmente por haver uma demanda reprimida de atendimento. Ou seja, mais que manter, a instituição tem crescer.

E com esse enorme desafio de conseguir o equilíbrio ideal entre razão e emoção criamos o que considero o melhor filme feito até hoje pela Iso4. Mérito de todos que participaram, principalmente do nosso redator Gil Kelmer que, entre outros voluntários, conseguiu o "monstro"da locução publicitária brasileira, Mauro Almeida a voz, por exemplo, dos comerciais do Itaú.

CLIQUE. VEJA AQUI O FILME DO INSTITUTO BRUNO.

Obrigado a todos que estiveram juntos nesse belo projeto! Outros virão. Vai aí a Ficha Técnica das pessoas que, voluntariamente, doaram seus talentos para essa importante causa.

Ficha Técnica
Titulo: Nós Sabemos
Anunciante: Instituto Bruno
Produto: Institucional
Agência: Iso4 Comunicação
Criação, Redação: Gil Kelmer
Diretor de Criação: Sergio Bara
Atendimento: Eduardo Rezende / Gil Kelmer
Produtora: ParaRáio Filmes
Direção: Rômulo Veiga
Fotografia: Mauro Pianta
Locução: Mauro Almeida
Montagem / Edição: Daniel Dias
Trilha: Rodrigo Itaboray - Studio Metropolis
Studio Locução: Top Voices - SP

Estudos sobre a Saudade 3

Combinei com o Francisco e o Serginho que, enquanto eles brincavam, colocaria Peter Gabriel no DVD no lugar do Jurassic Park. Eles toparam. Serginho meio a contra gosto. E está rolando até agora. Eles estão montando quebra-cabeça. Adoram. E nisso, me veio a saudade das noites curtindo música com meus irmãos.

De alguma forma, os filhos nos deixam meio egoistas. Já falei um pouco desse tema no Estudos Sobre a Saudade, do dia 29 de Dezembro. É tudo tão gratificante com os filhos que a gente (quase) se basta. Eles preenchem a gente de tal forma, é tanta energia boa, que envolve, contagia e satisfaz mesmo. Nesse caso, três crianças, com o mais novo, Ignacio, com 3 meses e meio, é  impossível ouvir música alta como ouvíamos antes (sinto uma saudade disso...).

O som, antes impecavelmente tratado, encontra-se hoje avariado. Os 5.1 canais não estão funcionando (tenho que acionar o SOS Som Cézar, do grande amigo Cezinha da Casa & Cia.), mesmo se estivesem, recolhi as duas caixas de trás. Uma foi detonada. Antes que acontecesse com a outra, retirei do circuito.

O Subwoofer está parecendo um chocalho. O Serginho cisma em colocar pecinhas lá dentro. Tenho que tirar os parafusos, muitas vezes dois, sempre de mal humor, não querem sair - situação agravada por não ter caixa decente de ferramentas.

Sinto saudade disso tudo. Mas não me faz falta. Esse início de vida a três, que no meu caso emendou em seguida em vida a quatro e agora a cinco, muda totalmente nossa rotina. Não podemos lamentar. Muito menos esqucer. E esperar a hora certa de resgatar isso tudo. Tudo tem seu tempo. Tem hora que temos a necessidade de antecipar muitas coisas. Outras vezes, como agora, é confiar na sabedoria do tempo.

Capa de caderno

Hoje revivi eletronicamente o que fazia manualmente. Capas de caderno. Eu criei uma técnica, na época da Faculdade de Comunicação, que era tirar a espiral do caderno, cobrir a capa com um papel Contact preto, fazer a colagem/montagem, aí cobria tudo com um Contact transparente. Refazia os furos da espiral e montava o caderno de novo. Ficava uma capa dura e resistente - frente e verso.

Hoje, com ideia da Bebel, finalizei as capas dos cadernos dos meninos.Uma para cada de dinossauros e outra da Era do Gelo 3. Serginho e Francisco adoraram.Vibraram. É isso que deixa a gente ainda mais feliz!